Patrim. Cultural/Imaterial

Events

Fri Sep 05, 2014 | horas: 08:00 - 05:00PM
Cinema em setembro
Mon Sep 15, 2014 | horas: 08:00 - 04:00PM
Candidaturas a Bolsas de Estudo para o Superior
Sat Sep 20, 2014 | horas: 08:00 - 11:00PM
Expo São Mateus e Festas do Sr. Jesus da Piedade
Sun Sep 21, 2014 | horas: 17:30 - 08:00PM
Corrida de Toiros
Sat Sep 27, 2014 | horas: 22:00 -
Corrida de Toiros

ver mais [+]

Area Informativa

phone
Apoio ao Munícipe
800 207 969
 
Files-Upload-File-icon
Sugestões para:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Meteorology

Mostly Cloudy

19°C

Elvas

Mostly Cloudy

Humidity: 88%

Wind: 0 km/h

  • 22 Sep 2014

    Mostly Sunny 26°C 15°C

  • 23 Sep 2014

    Partly Cloudy 26°C 16°C


Homenagem a Joaquim Bastinhas na Casa da Cultura

Published on Friday, 19 September 2014 15:05

"Joaquim Bastinhas, de Elvas para o Mundo” está patente, desde a noite desta quinta-feira 18, nas instalações da Casa da Cultura, em Elvas, numa homenagem ao cavaleiro elvense, nas suas diversas facetas.

exposicao bastinhas 3A mostra apresenta telas, fotografias, textos e alguns dos trajes usados nas alternativas de Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório e de Ivan Nabeiro enquanto forcado, nos Forcados Académicos de Elvas.

A inauguração contou com animação por parte da Banda 14 de Janeiro de Elvas, que interpretou um paso doble, complementada pela atuação de dois cavalos da quadra do homenageado.

Presentes estiveram amigos, familiares, autarcas e muitos conhecidos de Joaquim Bastinhas, que aproveitaram para visitar a exposição neste espaço de cultura de Elvas.

Read more...


“Joaquim Bastinhas, de Elvas para o mundo”: horário

Published on Thursday, 18 September 2014 14:37

cartaz webA exposição "Joaquim Bastinhas, de Elvas para o Mundo” está patente ao público, na Casa da Cultura, em Elvas e marca o regresso dos eventos culturais a este espaço.

 

Vai ficar patente ao público até 20 de outubro e está integrada no programa das Festas do Senhor Jesus da Piedade e da Feira de São Mateus.

A exposição tem o horário seguinte:

- até 30 de setembro, todos os dias, das 10 às 18 horas;

- e de 1 a 20 de outubro, de segunda-feira a sábado, das 10 às 18 horas.

 

 


Elvas e Badajoz comemoram Dia da Cooperação Europeia

Published on Thursday, 18 September 2014 11:56

vf Programa Jornada 210914

O Dia da Cooperação Europeia é assinalado no próximo domingo dia 21, através de uma Jornada de Portas Abertas POCTEP / Projeto Baluartes, no Forte de San Cristóbal, em Badajoz.

Um programa que inclui visitas guiadas, jogos tradicionais, rali fotográfico e entrega de prémios, que decorre entre as 9 e as 18 horas (horas portuguesas). O ato institucional terá lugar às 11 horas (hora portuguesa) com a entrega do Prémio Eurocidade Badajoz-Elvas à Cooperação Transfronteiriça e entrega do Titulo de Embaixadores da Eurocidade Badajoz-Elvas a casais mistos de ambas as cidades.

Este dia é comemorado por toda a União Europeia, com incidência nas zonas de fronteira entre dois ou mais países. Esta atividade conjunta de comunicação dos 93 programas de Cooperação Territorial Europeia (CTE) surgiu em maio de 2011, para mostrar os resultados de 30 mil projetos desenvolvidos durante 20 anos, desde o início do INTERREG.

A celebração deste Dia da Cooperação Europeia põe em destaque os programas de CTE, como instrumento da União Europeia que aproxima cidadãos através das fronteiras internas, para solucionar problemas comuns. Ao reunir os conhecimentos e os recursos, a CTE ajuda a reforçar transportes, cuidados de saúde, proteção do ambiente, educação, economias locais, etc..

Este evento é organizado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal, pela Câmara Municipal de Elvas, pelo Ayuntamiento de Badajoz e pelo Governo de Estremadura espanhola, com os apoios da União Europeia e do FEDER. Está previsto que, no próximo ano, este Dia da Cooperação Europeia, entre Elvas e Badajoz, seja assinalado na cidade portuguesa.

Clique na imagem para abrir o cartaz num novo separador.

 


Programa completo da animação na Expo São Mateus

Published on Wednesday, 17 September 2014 14:33

SaoMateus Cartaz FINAL-01


EXPO SÃO MATEUS VOLTA A TER PALCO SECUNDÁRIO

Published on Wednesday, 17 September 2014 09:48


Grupo Estrelas do SulPara além da habitual animação, esta edição da Expo São Mateus, entre 20 e 28 de setembro, conta com um novo palco (Palco Fora D´Horas), situado junto à área da gastronomia, onde vão ocorrer diversas atividades de cariz cultural e lúdico, que prometem animar as milhares de pessoas que acorrerem ao certame.

A Orquestra de Acordeões Valter Loureiro estreia o palco, dia 20, sábado, com duas atuações, uma no horário do almoço (12h30m) e outra na hora do jantar (19h30m). No dia 21, domingo, a animação fica a cargo do Grupo Musical “O Arco da Velha” (pelas 12h30m e pelas 19h30m). Entretanto, dia 22, segunda-feira, é a vez do Grupo Coral e Instrumental “Vozes dos Canaviais” animar a zona de refeições, à hora de jantar (19h30m). Dia 23, terça-feira, as Cantadeiras de Évora “Senhora da Saúde” atuam no palco secundário da Expo São Mateus, às 19h30m. O Grupo Coral e Instrumental “Amigos da Malagueira” realiza um concerto nesse mesmo espaço, dia 25, quinta-feira, às 19h30m.

Read more...


Touradas já têm bilhetes à venda

Published on Monday, 15 September 2014 17:09

 

corrida21 corrida 27Os bilhetes para as duas corridas de toiros, integradas no programa da Expo São Mateus, já se encontram à venda no Posto de Turismo da Praça da República, no horário de funcionamento do mesmo: das 9 às 19 horas.

A primeira, a decorrer no dia 21 (domingo), conta em praça com os cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas e Sónia Matias e a presença dos grupos de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo e Académicos de Elvas, a partir das 17.30 horas. A ganadaria de Francisco Romão Tenório apresenta um curro de seis touros.

No dia 27 (sábado) decorre a segunda corrida, a partir das 22 horas, com a presença em praça dos cavaleiros Rui Salvador, Tito Semedo, Ana Batista, Duarte Pinto, Pedro Salvador e Rui Guerra; e do novilheiro João Augusto Moura. As pegas ficam a cargo dos grupos de Forcados Amadores de Cascais, Monforte e Académicos de Elvas. O curro de sete touros é da ganadaria Torre de Onofre

Os preços dos bilhetes são de 35 euros na barreira; 30 euros na contra-barreira; 25 euros no 1º anel, nas três primeiras filas, e restantes 20 euros. No 2º anel, as cinco primeiras filas têm um preço de 15 euros e as restantes 10 euros. Não se fazem reservas.

As duas corridas têm caráter solidário já que as receitas revertem a favor de duas instituições locais: os Bombeiros Voluntários de Elvas e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Elvas.

 


Homenageados mais de 1500 reformados e pensionistas

Published on Monday, 15 September 2014 11:31

IMG 9551 webAlegria e boa disposição reinaram no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, onde teve lugar, no sábado 13 de setembro, o Festival da Idade de Ouro, numa iniciativa que pretende homenagear e relembrar quem trabalhou pelo nosso Concelho.

A iniciativa completou 20 anos seguidos, com uma grande participação por parte dos reformados e pensionistas do concelho. A edição deste ano contemplou medição da tensão arterial, testes da diabetes, rastreios auditivos, um espetáculo de variedades com baile, e, por fim, um jantar convívio entre todos os presentes. Esta é a maior festa deste género do Alentejo, que este ano contou com cerca de 1500 pessoas.

O Festival da Idade de Ouro é a forma encontrada pela Câmara Municipal de Elvas de agradecer, a milhares de pessoas, os anos que trabalharam por este concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, teve ocasião de cumprimentar os presentes e salientou: “neste dia, tenho uma grande satisfação ao ver tantas pessoas em convívio no Centro de Negócios Transfronteiriço. A todos quero agradecer a presença e relembrar que merecem uma festa e um local assim, pois o concelho de Elvas de hoje deve muito aos trabalhadores do passado”.

Clique em continuar para ver mais fotografias

Read more...


“Destinos Inteligentes” para o Turismo de Elvas e Badajoz

Published on Thursday, 11 September 2014 13:02

destinos inteligentes badajoz

O projeto “Destinos Inteligentes”, na área da Eurocidade Elvas-Badajoz, foi apresentado na manhã de 11 de setembro (quinta-feira), em Badajoz, nas antigas Casas Consistoriales, na Plaza Alta. O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, esteve presente nesta cerimónia, na qual também estiveram o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso Martínez, a secretária de Estado do Turismo de Espanha, Isabel Borrego Cortés, e o delegado do Governo de Espanha, Germán López Iglésias.

O projeto foi apresentado por António de Ávila Muñoz, presidente da Segittur – Sociedade Estatal para a Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas – empresa que integra os parceiros deste projeto, juntamente com a Câmara de Elvas e o Ayuntamiento de Badajoz.

A criação de um Sistema de Inteligência Turística (SIT) é o principal objetivo deste projeto que vai fazer a recolha de informação de vários parâmetros de consumo turístico das duas cidades (trânsito de veículos e pessoas, estacionamento, alojamentos, restaurantes, comércio, saúde, cultura e monumentos), e analisar os dados recolhidos, de modo a canaliza-los a gestores públicos e operadores privados, para lhes dar dados para decidir.

O orçamento deste SIT é de 1,1 milhões de euros e deve ficar concluído e implantado até 30 de junho do próximo ano.

 


Crianças do 1º ciclo receberam material escolar

Published on Thursday, 11 September 2014 17:16

Mais de meio milhar de alunos do 1º ciclo do ensino básico, dos três agrupamentos de escolas do concelho, receberam esta quinta-feira, dia 11, manuais e material escolar.

A iniciativa, da Câmara Municipal de Elvas, pretende apoiar as 559 crianças carenciadas existentes no concelho, tendo a vereadora Vitória Branco marcado presença ao início da tarde na entrega deste apoio social, que se realizou no Centro de Negócios Transfronteiriço.

No ano letivo que agora se inicia, a Autarquia, para evitar aglomerações e facilitar quem tem compromissos, alargou o horário de entrega, tendo decorridos entre as 14 e as 20 horas.

O objetivo da autarquia é dar continuidade aos programas sociais em vigor, sendo ainda solicitado que as crianças tratem “com cuidado o material entregue” uma vez que é um investimento realizado pelo município para “quem precisa de um apoio”.

Os poucos pais ou encarregados de educação que não levantaram os livros, material escolar e mochilas devem contatar os Serviços Sócio-Educativos da Câmara Municipal de Elvas, nos próximos dias, entre as 9 e as 16 horas, a fim de receber o que lhes compete.

 


FaLang translation system by Faboba


   
  
© 2012 Município de Elvas All Rights Reserved