Patrim. Cultural/Imaterial

Events

Sat Nov 08, 2014 | horas: 21:30 - 11:00PM
Mês do Teatro
Sat Nov 08, 2014 | horas: 21:30 - 11:00PM
Cinema em novembro
Sat Nov 22, 2014 | horas: 08:00 - 11:00PM
Semana Gastronómica do Azeite e da Azeitona
Fri Nov 28, 2014 | horas: 17:00 - 06:00PM
Exposição da APPACDM na Casa da Cultura
Fri Nov 28, 2014 | horas: 18:00 - 09:00PM
Pista de Gelo no Coliseu Comendador Rondão Almeida

ver mais [+]

Area Informativa

phone
Apoio ao Munícipe
800 207 969
 
Files-Upload-File-icon
Sugestões para:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Meteorology

Clear

7°C

Elvas

Clear

Humidity: 100%

Wind: 0 km/h

  • 29 Nov 2014

    Partly Cloudy 18°C 8°C

  • 30 Nov 2014

    Partly Cloudy 20°C 9°C


Nuno Mocinha na embaixada da Bulgária, em Lisboa

Published on Friday, 28 November 2014 17:39

embaixada bulgaria finalTodor Stoyanov, embaixador da República da Bulgária em Portugal, recebeu o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, ao princípio da tarde desta sexta-feira, dia 28 de novembro, na embaixada, em Lisboa.

O diplomata manifestou na sua admiração pelo facto de Elvas ser Património da Humanidade, cidade que ficou a conhecer há ano e meio nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Todor Stoyanov e Nuno Mocinha estabeleceram como prioridade entre as duas entidades, a ativação de relações económicas e turísticas entre Elvas e a Bulgária.

Note-se que a nossa cidade fica no trajeto rodoviário entre Madrid – Lisboa por onde passa a maior parte dos visitantes búlgaros ao nosso país.

Ficou ainda acordado que, em breve, o embaixador da Bulgária em Lisboa vai visitar Elvas.

 


Pista de Gelo aberta até 18 de janeiro

Published on Friday, 28 November 2014 09:11

gelo web1A pista de gelo de Elvas, com 800 metros quadrados, está de regresso ao coliseu a partir de sexta-feira, dia 28 de novembro, e até 18 de janeiro, com muita diversão, para todas as idades.

A sessão de abertura está marcada para as 18 horas e a entrada é gratuita para todos os presentes. A pista de gelo vai manter-se de portas abertas todos os dias.

Pelo sétimo ano consecutivo a Câmara Municipal de Elvas propõe esta diversão de inverno, visando agregar diversas áreas como o desporto, o lazer e a música, entre outros e com o objectivo de contribuir para a satisfação e realização da população, através da implementação e dinamização de equipamentos de animação e lazer, com base na temática do gelo.

Além disso e tendo em conta que cerca de 75 por cento dos utilizadores deste equipamento são pessoas oriundas de fora do concelho de Elvas, a Autarquia encara este evento como uma forma eficaz de atrair dezenas de milhar de pessoas à cidade, sobretudo nas áreas do comércio e restauração.

Read more...


Mês do Teatro chega ao fim com "Estranhos"

Published on Friday, 28 November 2014 15:17

estranhosO Mês do Teatro chega ao fim este sábado, 29 de novembro, com a peça “Estranhos”, pela Associação Juvenil Arkus e que tem entradas livres, a partir das 21.30 horas.

Esta é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, que tem vindo, nos últimos anos, a fazer uma aposta na formação de novos públicos, mediante a realização de diversas iniciativas na vertente cultural.


Novo stand representativo do concelho na Fehispor

Published on Thursday, 27 November 2014 15:26

IMG 9724A Câmara Municipal de Elvas conta desde quinta-feira, 28 de novembro, com um novo stand representativo do concelho, estando em exposição na 25ª edição da Feira Hispano Portuguesa -  Fehispor, que junta empresários portugueses espanhóis até 30 de novembro.

O espaço de exposição do Município conta com um ecrã led, de grande dimensão, onde é divulgado vídeos promocionais do concelho, assim como da Eurocidade.

 

IMG 9784

IMG 9774

 

 


stand2

 

 

 

 

 

O stand pretende promover Elvas como cidade classificada de Património Mundial, em 2012, com fotografias do Forte da Graça, do Aqueduto da Amoreira e Centro Histórico, de forma a mostrar a grandiosidade dos elementos classificados a quem não conhece Elvas.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, marcou presença na abertura oficial do certame e, de seguida, decorreu uma visita aos pavilhões da feira, que espera receber este ano cerca de 30 mil visitantes.

 

 

 


Aprovado plano para “Elvas, Cidade Empreendedora”

Published on Thursday, 27 November 2014 16:11

reuniao CMEO executivo da Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, esta quarta-feira, 27 de novembro, um Plano Estratégico de Dinamização Económica de Elvas, com o objetivo de a tornar uma “Cidade Empreendedora”. Este plano contempla a criação do Gabinete de Apoio ao Investidor, em parceria com a ADRAL, com o objetivo de facilitar e desburocratizar processos de licenciamento e relacionamento com a autarquia e entidades oficiais. Para além disso, o plano inclui lotes na Zona Industrial, a preços simbólicos, aquando da garantia de criação de mais de dez postos de trabalho e possibilidade de isenção de IMT e IMI, assim como apoio à inovação e empreendedorismo.

Este plano inclui ainda a dinamização e animação do comércio tradicional com ações como a iluminação das ruas na quadra natalícia; pista de gelo no coliseu; exposição do presépio no adro da Sé; concertos de rua nas artérias de maior movimento comercial, entre 13 e 19 de dezembro e nos dias 22 e 23 de dezembro.

Read more...


Moção sobre infraestruturas de transportes aprovada

Published on Thursday, 27 November 2014 15:58

contentoresA Câmara Municipal de Elvas, na sua reunião de 26 de novembro, aprovou por unanimidade uma moção sobre infraestruturas de transporte. O texto aprovado tem o teor que se transcreve abaixo.

Considerando que:

1.- a construção da Plataforma Logística Intermodal do Caia representa, de há muito, um investimento estruturante que se afigura fundamental para o crescimento demográfico e desenvolvimento económico do concelho de Elvas e outros municípios do Interior alentejano;

2.- a construção da linha de mercadorias de velocidade elevada é fundamental para proporcionar uma ligação rentável e rápida entre a fronteira do Caia e o porto de Sines;

3.- a obra de ampliação do canal do Panamá, em curso, no valor de quatro mil milhões de euros, vai permitir a duplicação do atual tráfego marítimo entre o Atlântico e o Pacífico;

4.- uma vez concluída esta obra, o que deve acontecer em 2016, a ligação marítima mais curta e mais rápida entre a Ásia e a Europa, para navios de grande tonelagem, passa a ser feita através do canal do Panamá, com entrada europeia pelo único porto atlântico português de águas profundas (para navios de grande calado): o porto de Sines;

Read more...


Milhão e meio de led’s ilumina o Centro Histórico

Published on Thursday, 27 November 2014 15:32

iluminacaoNum investimento de cerca de 60 mil euros, Elvas veste-se de luz para receber os visitantes nesta quadra natalícia, com uma árvore de natal instalada na Praça da República, com uma imponente vista, já que tem cerca de 15 metros de altura e é diferente do que foi visto até agora, sendo em tons branco frio e vermelho, as cores da cidade.

As 15 ruas do Centro Histórico, o hall de entrada do coliseu, Praça da República e pátio da Câmara Municipal de Elvas vão estar iluminadas, a partir de 1 de dezembro e até 6 de janeiro.

Assim, vão estar iluminadas a Rua da Cadeia, de Olivença, da Carreira, da Feira, de São Francisco, Alferes Cristóvão Pinto, de Alcamim, de Évora, Eusébio Nunes, João de Casqueiro, de São Lourenço, Sá da Bandeira, André Gonçalves, Praça 25 de Abril, e Largo da Misericórdia.

Read more...


Reguengos, cidade europeia do vinho em 2015

Published on Thursday, 27 November 2014 10:15

reguengos vinhoReguengos de Monsaraz vai ser, no ano de 2015, cidade europeia do vinho. A candidatura desta cidade alentejana concorria com outras duas regiões vinícolas portuguesas: Cantanhede, na Bairrada, e Monção/Melgaço, na zona do “Alvarinho”.

O concurso Cidade Europeia de Vinho tem por objetivo, todos os anos, eleger uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola europeu, e a decisão aconteceu a 24 de novembro, no decurso da reunião da Recevin, em Jerez de la Frontera, Espanha.

O programa apresentado por cada cidade candidata tinha por base vários critérios, como reforçar as atividades de sensibilização que valorizam a cultura do vinho; promover a participação do máximo número de agentes económico-sociais do território; consolidar os vínculos entre essa região e as restantes regiões de vinho europeu; criar um projeto catalisador para o desenvolvimento da cidade.

A candidatura de Reguengos de Monsaraz contou com o apoio das Câmaras Municipais de Elvas e Évora, cidades Património Mundial.


Elvas ilumina pelourinho contra pena de morte

Published on Wednesday, 26 November 2014 14:26

elvas contra pena morteElvas associa-se, este ano, à campanha “Cities for Life – Por um mundo sem a pena de morte”, com a iluminação do pelourinho a 30 de novembro, domingo.

A iniciativa surge no âmbito do Dia Internacional Cidade pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte e funciona como um ato simbólico em mais de 1465 cidades de 87 países e pretende despertar consciências para esta temática, numa organização da Comunidade de Sant’Egídio.

A efeméride assinala-se na data do aniversário da primeira abolição oficial da pena de morte, em 1786. 


Exposição da APPACDM na Casa da Cultura

Published on Wednesday, 26 November 2014 14:23

cartaz APPACDM-01-01-01A exposição do concurso de expressão plástica da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, “Um olhar diferente sobre o mundo” fica patente na Casa da Cultura, entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

A mostra resulta do concurso realizado pela instituição, com dezenas de trabalhos a ser apresentados ao público, das 10 às 18 horas, de segunda-feira a sábado.

Esta mostra é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, com o apoio da APPACDM elvense, numa aposta para a divulgação dos artistas locais e do que de melhor se faz, nesta matéria, no nosso concelho.

A inauguração está marcada para esta sexta-feira, 28 de novembro, às 17 horas, na Casa da Cultura.


Paulo Canhão eleito presidente da Assembleia Municipal

Published on Monday, 24 November 2014 15:01

paulo canhao web12Paulo Canhão foi eleito esta segunda-feira, 24 de novembro, presidente da Assembleia Municipal, no decurso da reunião deste órgão que se realiza hoje, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Este era o primeiro ponto da ordem de trabalhos e a escolha recaiu sobre o deputado do Partido Socialista, e que foi eleito com 23 votos a favor e 3 abstenções, de um total de 26 votantes.

Nos restantes pontos, com deliberações, os assuntos e resultados foram os seguintes:

– Quarta Revisão Orçamental, aprovada por unanimidade;

– Tabela de Taxas Municipais para 2015, aprovada por unanimidade;

– Taxa de Ocupação de Subsolo (TOS) no Setor do Gás Natural, aprovada por unanimidade;

– Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP), aprovada por unanimidade;

– Derrama, ano económico 2014, aprovada, por unanimidade

Read more...


FaLang translation system by Faboba


   
  
© 2012 Município de Elvas All Rights Reserved