Patrim. Cultural/Imaterial

Events

Sat Oct 04, 2014 | horas: 18:00 - 05:00PM
Exposição "Á luz sincera do dia"
Sat Oct 04, 2014 | horas: 21:30 - 11:00PM
Mês da Música
Wed Oct 22, 2014 | horas: 09:00 - 06:00PM
Exposição ":) Smiling Europe"

ver mais [+]

Area Informativa

phone
Apoio ao Munícipe
800 207 969
 
Files-Upload-File-icon
Sugestões para:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Meteorology

Fair

12°C

Elvas

Fair

Humidity: 94%

Wind: 1.61 km/h

  • 26 Oct 2014

    Partly Cloudy 28°C 13°C

  • 27 Oct 2014

    Partly Cloudy 26°C 14°C


Elvas acolhe grupo da Universidade Popular de Olivença

Published on Saturday, 25 October 2014 12:17

DSC03472 webO grupo “Além Guadiana” da Universidade Popular de Olivença esteve de visita a Elvas, com um grupo de aproximadamente 25 pessoas. Neste sábado dia 25, a chegada foi ao Posto de Turismo da Praça da República, às 10 horas, ao que se seguiu uma visita ao Forte de Santa Luzia e centro histórico: Sé, Igreja das Domínicas (“Senhor dos Aflitos”), castelo, Cemitério dos Ingleses e Terceiros.

O professor Eduardo Machado afirmou: “nós temos o projeto Raízes Portuguesas, que vem ao encontro de um crescimento do interesse por Portugal, em Olivença nos últimos anos; queremos recuperar, preservar e potenciar a memória portuguesa; damos aulas de Português e temos vários grupos, de cinema, de leitura e fazemos passeios culturais a Portugal; é, neste âmbito, que viemos a Elvas. Acho que devemos pensar, em primeiro lugar no património de Elvas e, como complemento, no comércio”. 


Maestro Victorino d’Almeida encerra “Mês da Música”

Published on Saturday, 25 October 2014 12:15

DSC03240O maestro António Victorino d’Almeida encerrou a temporada de concertos “Mês da Música”, com um espetáculo no Cine-Teatro de Elvas, na noite de sexta-feira dia 24. “Canções e Valsas Vienenses” foi o título escolhido pelo músico para esta presença em palco, que Elvas não dispensa desde a primeira edição do “Mês da Música”.

Cerca de 300 pessoas seguiram, com interesse e entusiasmo, a interpretação de Victorino d’Almeida, numa atuação didática e de grande nível técnico e artístico.

DSC03453 web

No final, após os aplausos, o presidente da Câmara Municipal de Elvas teve oportunidade para entregar uma placa comemorativa da presença do músico na nossa cidade e anunciar que a Câmara, na sua reunião do passado dia 22, numa deliberação tomada por unanimidade, atribuiu o nome do maestro ao arruamento onde se localiza a Delegação de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, na saída da cidade para a Ajuda. António Victorino d’Almeida ficou emocionado com a homenagem e, em resposta às palmas, agradeceu e afirmou: “vou ter muito gosto em passear na minha rua”.

 


Mourão traz 250 pessoas para conhecer património de Elvas

Published on Saturday, 25 October 2014 12:08

DSC03504 - CópiaA Câmara Municipal de Mourão trouxe até Elvas um grupo de 250 pessoas, com maioria dos seniores do concelho, para conhecer a cidade Património Mundial. A visita teve lugar no sábado 25 de outubro, no período da manhã.

Vários autocarros trouxeram o grupo que veio acompanhado por presidente e um vereador deste município do distrito de Évora.DSC03533 - Cópia

Os visitantes foram separados em grupos e visitaram o centro histórico, Forte de Santa Luzia e Museu Militar de Elvas.

Maria Clara Safara, presidente da Câmara Municipal de Mourão, declarou: “há alguns anos, em 25 de outubro, comemoramos o Dia Internacional da Terceira Idade, num mês que dedicamos aos idosos. Começamos por reunir o grupo ao pequeno-almoço, fazemos uma visita a vários pontos e, este ano, elegemos Elvas; de seguida, almoçamos e temos animação com sevilhanas, acordeonistas e baile”.

DSC03497 - Cópia

 

 

O grupo chegou à cidade cerca das 10.30 horas, em seis autocarros e outros veículos de apoio e contou com o apoio da Câmara Municipal de Elvas na visita turística.

 


Quase 30 países representados em Torneio de Ténis em Elvas

Published on Friday, 24 October 2014 15:22

tenis

O Clube Escola de Ténis de Elvas organiza o Torneio Internacional de Ténis de Elvas, entre 25 de outubro e 2 de novembro. Vão estar presentes, entre nós, cerca de 150 jogadores, mais técnicos e acompanhantes, o que se revela importante para a dinamização da economia do concelho.

Além de Portugal, vão estar presentes os países seguintes: Espanha, Itália, França, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, Noruega, Suíça, Áustria, República Checa, Polónia, Roménia, Eslovénia, Sérvia, Bulgária, Rússia, Turquia, Israel, Canadá, Estados Unidos da América, México, Brasil, Argentina, Chile, Índia e Nova Zelândia.

A Câmara Municipal de Elvas colabora com esta iniciativa, através da atribuição de um subsídio para a realização do torneio, a disponibilidade do comboio turístico para visitas à cidade e a execução de serviços de limpeza no Centro de Ténis.

A conferência de Imprensa para apresentação da prova está marcada para 24 de outubro (sexta-feira), às 18 horas, na sede do clube, onde a Câmara Municipal se faz representar pelo seu vice-presidente, Manuel Valério.


Nuno Mocinha abre seminário sobre iluminação pública

Published on Friday, 24 October 2014 11:34

iluminacao seminarioO presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, presidiu, na manhã desta sexta-feira 24, à sessão de abertura do seminário “Sustentabilidade Energética em Autarquias - Iluminação Eficiente: perspectivas futuras e oportunidades”, promovido pela AREANATejo.

Na sessão de abertura, o autarca elvense defendeu a necessidade das autarquias terem em conta “a sustentabilidade energética, tornando a iluminação mais eficiente e, simultaneamente, tentando diminuir os custos com a mesma”, sendo que neste encontro em debate estão as perspetivas e oportunidades de um modelo eficiente de iluminação.

No espaço está ainda patente uma Mostra Tecnológica de soluções eficientes de iluminação.

A iniciativa, que decorre ao longo de todo o dia no Auditório São Mateus, surge no âmbito dos projetos GREEN PARTNERSHIPS e SMART MED PARKS, financiados pelo Programa MED, e visam uma melhoria da eficiência energética, quer em edifícios públicos, quer em parques industriais.

Neste âmbito, as principais ações a desenvolver pela AREANATejo incluem projetos-piloto no âmbito da eficiência energética, diagnósticos energéticos, implementação de medidas de melhoria da eficiência energética nas Zonas Industriais (instalação de sistemas com regulação do fluxo luminoso e instalação de tecnologia LED)  e promoção de ações de informação e sensibilização para a utilização racional de energia nos edifícios e parques industriais.


Tribunal de Contas dá visto à obra do Forte da Graça

Published on Thursday, 23 October 2014 13:59

Forte da Graça 6O Tribunal de Contas informou a Câmara Municipal de Elvas, nesta quinta-feira 23 de outubro, que tinha concedido visto, em sessão diária de 22 de outubro, à empreitada de “Recuperação e Adaptação do Forte da Graça para o Desenvolvimento de Atividades Culturas”, em que a empresa é a “Ramalho Rosa Cobetar – Sociedade de Construções, SA”.

Desta forma, a Câmara Municipal de Elvas está em condições de assinar, com a construtora, o auto de consignação, que corresponde ao contrato para a execução da empreitada, formalidade que deve ser cumprida nos próximos dias. O início das obras está previsto para a primeira semana de novembro.

Recorde-se que o contrato desta empreitada tinha sido assinado no passado dia 3, num ato em que estiveram presentes Nuno Mocinha, presidente da Câmara, e António Ribeiro Mendes, administrador da empresa construtora, Ramalho Rosa Cobetar, SA. O valor da adjudicação é de 4.901.022,31 euros e a empreitada tem um prazo de execução de 330 dias (11 meses).


Câmara aprova orçamento de 22,5 milhões de euros para 2015

Published on Thursday, 23 October 2014 14:29

DSC 0949A Câmara Municipal de Elvas, na reunião de 22 de outubro, aprovou, por unanimidade dos seus sete eleitos, as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2015. O Orçamento ronda os 22,5 milhões de euros e, segundo Nuno Mocinha, presidente da Câmara, “vem numa linha de continuidade em relação ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”, ainda que “apresente algumas alterações importantes” em relação a anos anteriores.

Assim, está previsto dar continuidade à política social da câmara, apoiar o movimento associativo, levar por diante a obra do Forte da Graça, assim como um conjunto de outras obras projetadas, dar continuidade ao projeto da Eurocidade e continuar a afirmar aquilo que é a classificação de Elvas Património Mundial.

Nesta mesma reunião, foram aprovados, igualmente por unanimidade, os pontos seguintes:

Read more...


Piscinas encerram sábado, dia 25, das 13 às 19 horas

Published on Monday, 13 October 2014 12:55

piscinas cobertasA Associação de Natação do Interior Centro vai realizar, no dia 25 de outubro, sábado o Torneio de Abertura de Cadetes, nas Piscinas Municipais de Elvas, da parte da tarde.

Como tal, a Câmara Municipal de Elvas vem informar que as piscinas estão encerradas ao público, nesse mesmo dia, das 13 às 19 horas, mas mantêm-se abertas ao público, das 9 às 13 horas.

Estas instalações reabrem no domingo, dia 26, no horário normal: das 9 às 14 horas.


ELVAS NA REDE DO PATRIMÓNIO MUNDIAL DE PORTUGAL

Published on Friday, 24 October 2014 14:46

Logo UNESCO Português

A primeira reunião da Rede Património Mundial de Portugal decorreu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, a 30 de setembro, onde participaram 15 sítios e cidades distinguidas pela UNESCO.

O Alto Douro Vinhateiro, Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Centro Histórico de Évora, Centro Histórico de Guimarães, Centro Histórico do Porto, Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, Convento de Cristo em Tomar, Floresta Laurissilva da Madeira, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Paisagem Cultural de Sintra, Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, o Sítio de Arte Rupestre Pré-histórica do Vale do Côa e Universidade de Coimbra - Alta e Sofia são as cidades e sítios que integram a rede referida.

Discutir o Programa de Ação da Rede do Património Mundial de Portugal foi o principal objetivo desta reunião, com vista a impulsionar a sua divulgação e valorização.

Para o efeito, decidiu-se criar um conjunto de ações entre as quais se destaca o lançamento de um website, a criação de uma página de Facebook, tal como a produção de materiais informativos em diversas plataformas.

Também foi analisado um estudo económico, elaborado pela Universidade do Alto Douro e Trás-os-Montes, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO. Esse estudo corresponde a uma prática recomendada pela UNESCO, que pretende avaliar o impacto económico da ligação às redes da UNESCO dos Sítios do Património Mundial, na expetativa de que os resultados obtidos venham a ser úteis para estes sítios através de novas estratégias de desenvolvimento. 

 


FaLang translation system by Faboba


   
  
© 2012 Município de Elvas All Rights Reserved