Patrim. Cultural/Imaterial

Events

Mon Sep 15, 2014 | horas: 08:00 - 04:00PM
Candidaturas a Bolsas de Estudo para o Superior

ver mais [+]

Area Informativa

phone
Apoio ao Munícipe
800 207 969
 
Files-Upload-File-icon
Sugestões para:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Meteorology

Fair

21°C

Elvas

Fair

Humidity: 78%

Wind: 3.22 km/h

  • 1 Oct 2014

    Clear 30°C 18°C

  • 2 Oct 2014

    Sunny 31°C 18°C


Presidente da Assembleia Municipal pediu a demissão

Published on Tuesday, 30 September 2014 12:41

assembleia mun

O presidente da Assembleia Municipal de Elvas pediu a demissão deste cargo e de eleito neste órgão, na sequência do resultado da votação do ponto 4 da reunião ordinária da Assembleia Municipal de Elvas de 29 de setembro, às 10 horas: destituição do presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Elvas. A destituição não foi aprovada, pois teve 12 votos a favor, 14 contra e uma abstenção. Pedro Barrena considerou que estes números lhe revelaram falta de apoio de elementos do mesmo partido e apresentou a demissão, que formalizou, por escrito, no dia seguinte.

Os restantes pontos tiveram as deliberações seguintes:

– Relatório de Atividades, a Assembleia tomou conhecimento;

– Aprovação da ata da reunião de 28 de abril de 2014, aprovada por unanimidade;

– Empreitada de recuperação e adaptação do Forte da Graça para Desenvolvimento de Atividades Culturais, aprovada com 25 votos a favor e uma abstenção;

Read more...


Mais de meia centena de restaurantes no concelho

Published on Tuesday, 30 September 2014 12:30

gastronomica bacalhau

A Semana Gastronómica do Bacalhau arranca no próximo sábado, 4 de outubro, para se prolongar até dia 10, numa organização da Câmara Municipal de Elvas.

A iniciativa que decorre em mais de meia centena de restaurantes do concelho, tem como objetivo a promoção de um produto que faz parte da tradição gastronómica de Elvas e que tem uma procura elevada nos estabelecimentos de restauração locais.

Para além disso, a Autarquia pretende, com estas semanas gastronómicas, dinamizar a economia local e promover o que de melhor se faz a nível local.

De 4 a 10 de outubro, a Semana Gastronómica do Bacalhau dá a provar, nos restaurantes aderentes, uma diversidade de pratos à base deste peixe.

Ver lista dos restaurantes aderentes e pratos aqui.

 


Exposição de Rui Calçada Bastos no Museu de Arte Contemporânea

Published on Monday, 29 September 2014 13:27

CARTAZmaceweb

“À Luz sincera do dia”, é o título da nova exposição temporária do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, do artista plástico Rui Calçada Bastos, com curadoria de João Silvério. A inauguração desta exposição terá lugar no dia 4 de outubro, sábado, pelas 18 horas. As obras deste artista vão estar patentes no Museu de Arte Contemporânea até dia 31 de Dezembro e podem ser visitadas no seguinte horário: de quarta-feira a domingo das 10 às 17 horas e nas terças-feiras das 13 às 17 horas, encerra às segundas.

A primeira exposição individual de Rui Calçada Bastos no Museu de Arte Contemporânea de Elvas apresenta um conjunto de obras que se aproxima de um olhar autorreferencial sobre a cidade. O artista explora diversas instâncias da paisagem urbana, por vezes nos seus limites, como é o caso da série de fotografias “Untitled 2012 (Snow Dust)”, registadas no lago Mälaren, que atravessa a cidade de Estocolmo e se encontra com o mar Báltico. Rui Calçada Bastos ativa um movimento de deslocação do olhar e da perceção sobre momentos concretos, em que a transitoriedade prevalece. Contudo, a autorreferencialidade é a presença mais ambígua: uma imagem austera de um homem visto de costas revela um momento íntimo, despudorado, mostrando o seu cabelo acabado de cortar disperso sobre o corpo coberto por uma camisa branca, onde esses restos de cabelo, essa roupagem do corpo, denunciam uma atitude tranquila, sincera e despojada de códigos convencionais da revelação do corpo. E da presença imaginada de uma morfologia que já é apenas registo. Como um espectro de si mesmo. 


Mais um passo para a obra do Forte da Graça

Published on Tuesday, 30 September 2014 12:43

fortegraca1A empreitada de recuperação e adaptação do Forte da Graça para desenvolvimento de atividades culturais foi o tema da reunião extraordinária da Câmara Municipal de Elvas, que teve lugar no dia 29 de setembro, às 9 horas. A resolução fundamentada e a ratificação de despachos do presidente da Câmara Municipal foram aprovadas por maioria: seis votos a favor (PS) e uma abstenção (CDS/PP).


Mês da Música em Elvas

Published on Monday, 29 September 2014 13:26

mesdamusica final2-01Em Elvas, outubro é o "Mês da Música", com concertos nos dias 4, 11, 17 e 25, no auditório do Cine-Teatro Municipal, numa organização da Câmara Municipal de Elvas e Academia de Música de Elvas.

O Programa conta com 4 espetáculos musicais:

- Dia 4, sábado, um recital de piano com Pablo Márquez pelas 21.30 horas.

- No dia 11, sábado, realiza-se a apresentação do Disco “Encontro(s)” pelas 17.30 horas, com a presença de vários músicos convidados e também professores e alunos do Colégio Luso-Britânico.

- No dia 17, sexta-feira, um espetáculo intitulado “O Melhor dos Musicais”, com Sofia Escobar e Nuno Feist, pelas 21.30 horas.

- Para terminar, no dia 24, sexta-feira, um espetáculo com o maestro António Victorino d’ Almeida intitulado “ Canções e Valsas Vienenses”, pelas 21.30 horas.

 


Centenas de atletas inscritos

Published on Tuesday, 30 September 2014 12:20

 

cartaz-novoA 26ª Meia-Maratona Internacional Badajoz-Elvas vai para a estrada no próximo dia 12 de outubro (domingo), com partida da Avenida de Huelva, em Badajoz, pelas 10 horas (hora espanhola) e que conta já com cerca de duas centenas de atletas inscritos. A chegada dos atletas acontece no Estádio Municipal de Atletismo, em Elvas, a partir das 11 horas.

Esta é uma organização da Câmara Municipal de Elvas em parceria com a Fundación Municipal de Deportes e Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, que já faz parte do calendário de provas de atletas de renome nacional e internacional.

Os atletas concorrem para diversos prémios monetários, em masculinos, femininos e equipas, nos escalões de seniores e veteranos.

 


Cinema em Elvas: Mês de outubro

Published on Monday, 29 September 2014 10:51

Cinema OUT web 1

O auditório São Mateus recebe às sextas-feiras, sábados e domingos, as habituais sessões de cinema, em outubro.

Assim sendo, a 3 e 4 de outubro (sexta-feira e sábado), às nove e meia da noite, irá rodar o filme “Armados em Polícias”, uma comédia para maiores de 14 anos.

No fim-de-semana seguinte, 10 e 11 (sexta-feira e sábado), o destaque vai para “Lucy”, pelas nove e meia da noite, para maiores de 14. Animação infantil terá lugar no dia 12, domingo, às quatro da tarde, “O Gang do Parque”, um filme para maiores de 6 anos.

Ainda em outubro, a 17 e 18 (sexta-feira e sábado), “Se eu ficar”, um drama para maiores de 12 anos. A 24 e 25 (sexta-feira e sábado), pelas nove e meia da noite: “Dentro da Tempestade”, para maiores de 12 anos.

A 31 de outubro e a 1 de novembro (sexta-feira e sábado), às nove e meia da noite: “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, um drama português para maiores de 12 anos.

Os bilhetes para as sessões de cinema podem ser adquiridos durante a semana no Posto de Turismo da Praça da República e uma hora antes das sessões no Auditório São Mateus.


Embaixador da República Checa visita Elvas

Published on Friday, 26 September 2014 12:47

visita embaixador rep checaO embaixador da República Checa em Lisboa, Stanislav Kázecký, efetuou, nesta sexta-feira dia 26, uma visita particular à cidade Património Mundial.

O diplomata foi recebido nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Elvas, pelo presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha.

Em diálogo com o autarca, Stanislav Kázecký tomou conhecimento das principais características e potencialidades do concelho, em especial no plano turístico desde há dois anos quando Elvas recebeu o título de Património da Humanidade.


Jovens com 9º ano completam 12º em meio laboral

Published on Thursday, 25 September 2014 13:15

9anoA Câmara Municipal de Elvas, na reunião de 24 de setembro, aprovou a proposta de Regulamento Municipal de Apoio à Formação Ativa. De acordo com este documento, jovens entre os 18 e 26 anos de idade, com escolaridade de 9º ano, vão ter a possibilidade de completar a sua escolaridade obrigatória (agora, o 12º ano), através de formação no local de trabalho, em articulação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

O “Mês da Música”, a temporada de concertos organizada pela Câmara Municipal de Elvas, vai decorrer nos dias 4, 11, 17 e 24 de outubro, de acordo com o programa aprovado nesta sessão de trabalho.

O regulamento da 26ª Meia-Maratona Internacional Badajoz-Elvas foi aprovado. A prova decorre no dia 12 de outubro.

A Câmara deliberou aceitar a oferta de um quadro do artista plástico Moita Macedo, cuja exposição está patente no Museu de Arte Plástica de Elvas.

Aprovados apoios ao Grupo de Apoio e Dinamização Cultural de Elvas, Caçadores e Pescadores de Vila Boim, Associação da Belhó e Raposeira, ISEKAIS – Associação de Desportos Gímnicos, Agrupamento 1307 (Terrugem) do Corpo Nacional de Escutas, APPACDM de Elvas, Grupo Voz Amiga (Terrugem), Paróquia de Vila Fernando, Associação Desportiva e Cultural da Calçadinha, Sociedade de Instrução e Recreio (Elvas) e Associação Ornitológica de Elvas.


FaLang translation system by Faboba


   
  
© 2012 Município de Elvas All Rights Reserved