Patrim. Cultural/Imaterial

Events

Fri Nov 28, 2014 | horas: 18:00 - 09:00PM
Pista de Gelo no Coliseu Comendador Rondão Almeida
Fri Dec 05, 2014 | horas: 21:00 - 05:00PM
Cinema em dezembro
Fri Dec 19, 2014 | horas: 18:30 - 06:00PM
Exposição "Roncas do Castelo"
Sat Dec 20, 2014 | horas: 11:00 - 08:00PM
Presépio ao Vivo
Sat Dec 20, 2014 | horas: 13:00 - 02:30PM
Hockey no Gelo

ver mais [+]

Area Informativa

phone
Apoio ao Munícipe
800 207 969
 
Files-Upload-File-icon
Sugestões para:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Meteorology

Partly Cloudy

6°C

Elvas

Partly Cloudy

Humidity: %

Wind: 3.22 km/h

  • 18 Dec 2014

    Partly Cloudy 14°C 3°C

  • 19 Dec 2014

    Partly Cloudy 16°C 2°C


Reunião pública da Câmara no dia 19, às 10 horas

Published on Wednesday, 17 December 2014 12:21

reuniao CMEA Câmara Municipal de Elvas tem uma sessão ordinária, aberta ao público, marcada para o próximo dia 19, sexta-feira, às 10 horas, no salão nobre da Câmara, com a ordem de trabalhos seguinte:

1 – Período antes da Ordem do Dia

2 – Aprovação da Ata da reunião de 10 de dezembro de 2014

3 – Expediente Geral

Read more...


Festas de Natal das Escolas

Published on Tuesday, 16 December 2014 16:35

prendas terrugemÀ semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Elvas, as sete Juntas de Freguesia do concelho e os estabelecimentos de ensino do concelho organizam festas de Natal destinadas aos alunos das escolas do primeiro ciclo do ensino básico e jardins-de-infância, dos estabelecimentos oficiais e particulares.

prendas cntAté ao momento realizaram-se as festas do jardim-de-infância e centro infantil de Santa Eulália, no pavilhão multiusos; jardim-de-infância e semi-internato de Barbacena, no pavilhão multiusos; do jardim de infância e infantário de São Vicente, no salão da junta de freguesia; do Colégio Luso-Britânico; da escola e jardim-de-infância de Vila Boim, no pavilhão multiusos; de “Os Pupilos”; das escolas e jardins de infância do Agrupamento de Santa Luzia (Santa Luzia, Revoltilho, Calçadinha e Varche), no Centro de Negócios Transfronteiriço; das escolas e jardins-de-infância do Agrupamento da Boa-Fé (Boa-Fé, Alcáçova, Raposeira e Fontainhas), também no mesmo local e da escola, jardim-de-infância e creche da Terrugem, no pavilhão multiusos.

Read more...


Roncas em destaque na Casa da Cultura

Published on Tuesday, 16 December 2014 16:31

cartazroncas.jpgAs roncas voltam a estar em destaque na Casa da Cultura, a partir de 19 de dezembro, pelas mãos do elvense Luís Pedras.

A mostra, que junta dezenas destes instrumentos musicais típicos do nosso Natal, vai estar patente ao público até 6 de janeiro.

Venha conhecer este diferente instrumento feito por mãos experientes, numa organização da Câmara Municipal de Elvas.

A Ronca é o instrumento musical que acompanha os cantos de Natal em Elvas. Os homens juntam-se nos espaços públicos em grupos informais. Cada um traz a sua Ronca. Tocam em conjunto e cantam à vez, improvisando sobre uma base poética tradicional.

Em Elvas, as Roncas guardam-se em casa e só são usadas perto do natal. “As Roncas não se emprestam” é um provérbio de Elvas que avisa que quem empresta a sua ronca, de que corre o risco que a devolvam danificada e imprópria para os cantes de natal.


Comemorações de Natal continuam este fim-de-semana

Published on Tuesday, 16 December 2014 14:37

concerto coralAs comemorações do Natal prosseguem com mais algumas iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Elvas e instituições locais.

A programação para esta quadra contempla, no sábado, dia 20 de dezembro, um Concerto de Natal pelo Coral Públia Hortênsia de Castro, na Igreja da Sé, a partir das 17 horas, com o reportório a conter canções de Natal, desde as mais conhecidas às mais tradicionais.

Ainda neste dia, o Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas (de Elvas) assinala o Natal com recriações de algumas passagens da bíblia, com destaque para o Presépio ao Vivo, a partir das 18.30 horas, na Praça da República. As atividades arrancam às 11.30 horas, com um desfile etnográfico, pelas ruas do centro histórico de Elvas, retratando a época do Nascimento, e termina na Praça da República onde se vai encenar o recenseamento da população e uma dança retratando as profissões da época e dança.

À tarde, pelas 15 horas, decorre a abertura da feira na Praça da República, onde vão estar à venda alguma doçaria da época, feita pelos pais dos escuteiros, artesãos que vão simular as profissões existentes nessa altura.

Read more...


Obra de reconstrução de troço das muralhas já arrancaram

Published on Tuesday, 16 December 2014 14:01

muralhasAs obras de reconstrução do troço de muralhas localizado junto às Portas de Olivença arrancaram esta segunda-feira, 15 de dezembro, tendo já sido derrubada a fração que se encontrava em risco de cair.

Assim sendo, os trabalhos passam agora pela colocação do segmento no local, estando os trabalhos a cargo de uma empresa especializada na recuperação de património, a ERA Arqueologia, S. A.

A mesma obra inclui a colocação de um coletor para escoar para o fosso a água das chuvas, recolhida num sumidouro que se encontra do lado de dentro da curva

Recorde-se que um acidente de viação, em setembro passado, causou danos nesta estrutura, sendo que os trabalhos de recuperação estavam a aguardar o parecer positivo por parte da Direção Regional de Cultura do Alentejo, agora concretizado.


Comboio turístico realiza quatro viagens, por dia, até 4 de janeiro

Published on Tuesday, 16 December 2014 13:18

comboio2A Câmara Municipal de Elvas promove, até 4 de janeiro, de quarta-feira a domingo, viagens no comboio turístico decorado com motivos natalícios, às 10, 12, 14.30 e 16 horas.

As viagens, agendadas para este horário, passam pelo trajeto turístico habitual, dando oportunidade de conhecer alguns dos pontos turísticos e patrimoniais da cidade, mostrando-os de uma forma especial neste natal.

Read more...


WORKSHOP SOBRE "TURISMO E PATRIMÓNIO" EM ELVAS

Published on Monday, 15 December 2014 17:01

worksh1A terceira edição do Workshop Provere Inmotion, sob o mote Estratégia de Eficiência Coletiva Provere Inmotion, Alentejo, Turismo e Sustentabilidade, teve lugar esta segunda-feira, 15 de dezembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas.

Com a temática do “Turismo e Património”, a iniciativa foi organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo em parceria com a Câmara Municipal de Elvas. O programa teve início com uma caminhada que começou no Posto de Turismo, passando pelo Castelo, Igreja dos Terceiros, Portas de São Vicente, Portas de Olivença e Forte de Santa Luzia.

IMG 5818No que respeita ao seminário, que decorreu ao longo da tarde, a sessão de boas vindas foi feita pelo presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, seguindo-se intervenções sobre “O Papel das Comunidades Intermunicipais no desenvolvimento turístico dos territórios”, pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Armando Varela; “Património Mundial, por Isabel Pinto, técnica superior do município; “Turismo e Património Paisagístico”, por Aurora Carapinha, Professora da Universidade de Évora, “As Pousadas de Portugal, enquanto elementos patrimoniais dinamizadores do turismo nacional”, por Luís Castanheira Lopes, administrador das Pousadas de Portugal.

worksh2

Outro ponto deste encontro foi a assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

 


Piscinas Municipais encerradas de 22 de dezembro a 10 de janeiro

Published on Monday, 15 December 2014 10:05

piscinas cobertasA área coberta e aquecida das Piscinas Municipais encerra ao público a partir de segunda-feira, dia 22, até dia 10 de janeiro. O encerramento temporário deve-se à realização de trabalhos de manutenção técnica, absolutamente necessários para manter as boas condições deste espaço.

A Câmara Municipal de Elvas pede a compreensão dos utilizadores e informa que a reabertura vai ser a 11 de janeiro.


Casa cheia no bailado "A Bela Adormecida"

Published on Sunday, 14 December 2014 23:27

bailado bela adormecidaMais de duas dezenas de bailarinos recriaram este domingo, 14 de dezembro, “A bela Adormecida”, no Cine-Teatro de Elvas, perante casa cheia e sempre muito aplaudidos pelo público presente.

O bailado, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, gira em torno do conto de fadas “A Bela Adormecida”, que à nascença foi enfeitiçada por uma maléfica bruxa para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo de amor verdadeiro e subiu ao palco pela Russian Classical, presença assídua em Elvas nesta vertente da dança.

Read more...


Convívios de Natal decorrem por todo o concelho

Published on Sunday, 14 December 2014 23:31

DSC 0906Cerca de 150 pessoas participaram no almoço, promovido pela União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, este domingo, 14 de dezembro, e que pretendia comemorar a quadra festiva com os residentes na freguesia.

O programa deste convívio contou ainda com a atuação do Coral Públia Hortênsia de Castro, numa tarde bastante animada no pavilhão multiusos de Barbacena.

Read more...


Elvense Nuno Pires lançou o seu primeiro livro

Published on Sunday, 14 December 2014 15:52

Livro Nuno PiresO elvense Nuno Franco Pires lançou este sábado, 13 de dezembro, na Casa da Cultura, em Elvas, o seu primeiro livro “Searas ao Vento".

A obra, editada pela Chiado Editora, foi apresentada tendo como oradora convidada Maria José Rijo, tendo estado ainda presentes, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Elvas. A foto da capa foi cedida pelo diretor do Museu de Fotografia, João Carpinteiro, que esteve também nesta sessão de lançamento.

“Searas ao Vento” pode ser adquirida em Elvas, a partir desta segunda-feira, 15 de dezembro, na Papelaria do Arco, estando também disponível em várias papelarias por todo o país.

O enredo da obra tem como palco a cidade Património Mundial. “Poderão as teias do destino vencer um grande amor? Searas ao vento é uma história de paixões mas também da luta heroica pela sobrevivência na dureza do Alentejo, sem recursos, do início do século XX. Através dos amores e desamores das suas personagens ficaremos a conhecer a história de várias gerações de uma família - um hino à valorização da própria vida”.

elvense Nuno Franco Pires.


FaLang translation system by Faboba


   
  
© 2012 Município de Elvas All Rights Reserved